O sistema de assistência ao estacionamento em marcha-atrás ajuda o condutor durante os movimentos efectuados pelo veículo em marcha-atrás ao emitir um aviso sonoro sempre que for detectado um objecto a uma distância de 120 cm atrás do veículo.
Este sistema é um sistema suplementar e não tem como objectivo nem evita que o condutor tenha muito cuidado e preste muita atenção ao efectuar as manobras.
O alcance dos sensores e os objetos passíveis de serem detetados pelos sensores de retaguarda (1) são limitados. Sempre que efectuar manobras em marcha-atrás, preste muita atenção ao que se encontra atrás de si da mesma forma que faria num veículo sem sistema de assistência ao estacionamento em marcha-atrás.
AVISO Sistema de Assistência ao Estacionamento em Marcha-atrás é apenas uma função complementar. O funcionamento do Sistema de Assistência ao Estacionamento em Marcha-atrás pode ser afectado por diversos factores (incluindo condições ambientais). É da responsabilidade do condutor olhar sempre para o espaço atrás do veículo antes de fazer marcha-atrás. |
Funcionamento do sistema de assistência ao estacionamento em marcha-atrás
Condições de funcionamento
Se o veículo andar a uma velocidade superior a 5 km/h, o sistema pode não activar-se correctamente.
Tipos de aviso sonoro | Luz Indicadora* |
Se houver um objecto a 120 cm - 61 cm do pára-choques traseiro, o aviso emite um 'bip' intermitente. |
![]() |
Se houver um objecto a 60 cm - 31 cm do pára-choques traseiro, o aviso emite um 'bip' menos mais frequente. |
![]() |
Se houver um objecto a até 30 cm do pára-choques traseiro, o aviso emite um 'bip' contínuo. |
![]() |
* se instalado
INFORMAÇÃO
As luzes indicadoras podem ser diferentes da imagem, conforme estejam ligadas a objectos ou sensores.
Se a luz indicadora começar a piscar, recomendamos que se dirija a um concessionário Kia para verificar o sistema.
Situações em que o Sistema de Assistência ao Estacionamento em Marcha-atrás não funciona
Sistema de Assistência ao Estacionamento em Marcha-atrás poderá não funcionar correctamente nos casos em que:
1. Se houver humidade congelada no sensor. (O sensor voltará a funcionar correctamente depois de removida a humidade.) 2. O sensor estiver coberto de matérias estranhas, tais como neve ou água, ou a cobertura do sensor estiver bloqueada. (O sensor voltará a funcionar correctamente depois das matérias estranhas removidas ou da cobertura ficar desbloqueada.) 3. O veículo circular em estradas de piso irregular (estradas não pavimentadas, terra batida, piso acidentado ou inclinado).
4. Houver objectos excessivamente ruidosos (buzinas, motores potentes de motociclos ou travões pneumáticos de camiões) no raio de alcance do sensor.
5. Houver precipitação de chuva intensa ou chuviscos.
6. Houver transmissores sem fios ou telemóveis no raio de alcance do sensor.
7. O sensor estiver coberto de neve.
8. O veículo tiver um atrelado a reboque.
O raio de detecção do sensor poderá diminuir se:
1. O sensor ficar sujo com matérias estranhas, como água ou neve. (O raio de detecção voltará ao normal depois de removidas as matérias estranhas.)
2. A temperatura do ar exterior for extremamente quente ou fria.
O sensor poderá não reconhecer os seguintes objectos:
1. Objectos finos ou afiados tais como cordas, correntes ou pilaretes.
2. Objectos que tendam a absorver a frequência do sensor, tais como peças de vestuário, materiais esponjosos ou neve.
3. Objectos indetectáveis de altura inferior a 1 m e com um diâmetro inferior 14 cm.
Precauções a ter com o sistema de assistência ao estacionamento em marcha-atrás marcha-atrás:
INFORMAÇÃO
Este sistema só detecta objectos dentro do raio de alcance dos sensores, podendo não detectar objectos em áreas não cobertas por sensores. De igual modo, os sensores poderão não detectar objectos pequenos ou finos, tais pilaretes, situados entre eles.
Olhe sempre para trás do veículo ao fazer marcha-atrás.
Não se esqueça de informar condutores ocasionais do veículo das capacidades e limitações do sistema.
AVISO Preste muita atenção quando o veículo circular perto de obstáculos, tais como peões, muito especialmente crianças. Lembre-se que, devido à sua distância, tamanho ou material, todos factores potencialmente limitadores do desempenho dos sensores, certos objectos poderão não ser detectados pelos mesmos. Antes de andar com o veículo em qualquer direcção, olhe sempre para verificar se não há obstáculos ao movimento do veículo. |
Autodiagnóstico
Se não ouvir nenhum som de aviso ou se o avisador sonoro emitir um som intermitente quando engrenar a alavanca de velocidades na posição "R", isto poderá indicar que o Sistema de Assistência ao Estacionamento em Marcha-atrás está avariado. Se ocorrer, recomendamos mandar verificar o sistema num concessionário autorizado Kia.
AVISO A garantia do seu novo veículo não cobre quaisquer acidentes nem danos que ocorram ao veículo ou aos seus ocupantes provocados por uma avaria no sistema de assistência ao estacionamento em marcha-atrás. Conduza sempre com segurança e com cuidado. |